Já conheces os serviços em linha das nossas bibliotecas? Se frequentas uma das nossas Bibliotecas Escolares, este é o guia perfeito para, em poucos minutos, rentabilizares o nosso portal e fazeres uso dos imensos recursos disponibilizados. Pressiona na imagem, para a ampliares, e usa o código QR. Se preferires, podes aceder diretamente ao vídeo no teu explorador de internet.
Durante o mês de janeiro de 2026, Zézinha, a nossa contadora profissional de histórias, dinamizou um conjunto de atividades de promoção da leitura, dirigidas à população que vai desde o pré-escolar, até, ao 3.º ciclo, e proporcionou momentos de partilha, imaginação e de desenvolvimento emocional.
No âmbito da atividade “A Hora… H de Histórias”, foram exploradas as obras Ilha, de Mark Janssen, e O Ouriço no Inverno, de Elena Ulyeva. Estas sessões tiveram como principal objetivo criar momentos especiais de contacto com os livros, incentivando o gosto pela leitura e, simultaneamente, promover o envolvimento das crianças na interpretação das histórias.
A obra Ilha, ricamente ilustrada, apresenta a jornada de uma menina em busca de um lugar seguro e acolhedor, abordando temas como a solidão, a esperança e o valor da amizade. Já O Ouriço no Inverno transmite uma mensagem sensível sobre a preocupação com o outro, destacando simultaneamente a importância da autonomia e do respeito pela diversidade de estratégias para enfrentar dificuldades.
As sessões incluíram, ainda, a atividade Biblioterapia – história com mimos, uma abordagem que associa a narração de histórias ao toque terapêutico, promovendo o bem-estar físico e emocional das crianças e contribuindo para o seu desenvolvimento social e afetivo.
Estas iniciativas revelaram-se momentos de grande envolvimento e participação, reforçando o papel das bibliotecas escolares na promoção da leitura e no desenvolvimento integral das crianças.
Pode consultar, aqui, a galeria de imagens.

No dia 12 de janeiro, a professora Corina Jesus, do grupo disciplinar de Português, com o apoio da Biblioteca da Escola Secundária José Belchior Viegas, dinamizou uma tertúlia literária dialógica. Durante a atividade, cada aluno apresentou aos colegas o livro que leu, respondeu a questões colocadas e participou num momento de avaliação colaborativa. Com base numa grelha de desempenho, previamente definida, alunos e professores avaliaram as apresentações realizadas.
Posteriormente, e com o objetivo de garantir a participação de todos os alunos envolvidos, realizou-se uma nova tertúlia literária.
Os alunos demonstraram elevado empenho na atividade colaborativa e a discussão gerada revelou-se extremamente enriquecedora, contribuindo para o crescimento pessoal e intelectual de todos os participantes.
Neste Natal, nas nossas bibliotecas, com a participação dos nossos alunos, explorámos as histórias: “O Natal do Rato Renato”, “Um Natal Especial” e “Podemos Partilhar”.
Realizámos um Pai Natal, para decorar a escola, que os alunos ajudaram a pintar. Adicionalmente, para complementar o cenário de natalício, acrescentámos uma árvore de Natal que foi decorada pelos nossos alunos, num trabalho que envolveu recorte, desenho, pintura e escrita criativa (desejos de Natal).
Se tens curiosidade, explora a galeria de imagens.
No dia 20 de novembro, à semelhança dos anos letivos transatos, a Biblioteca Escolar promoveu o “Dia do Pijama”. Trata-se de um evento educativo e solidário que tem como objetivo compreender a importância da família e envolver os nossos alunos numa causa solidária que visa ajudar outras crianças.
Ao longo do dia, os nossos alunos envolveram-se em várias atividades criativas e de sensibilização que promoveram a reflexão e o desenvolvimento de valores fundamentais como a empatia e a solidariedade. O “Dia do Pijama” vai muito além de um momento lúdico: trata-se de uma iniciativa que inspira os nossos alunos, enquanto cidadãos ativos e conscientes, a contribuírem positivamente para a sociedade e a fazerem a diferença.
Consulte, aqui, algumas fotos das atividades e do livro escolhido para comemorar o dia.

Nas bibliotecas das escolas N.º2 e N.º3, para além de continuarmos a desenvolver o tema dos oceanos, celebrámos o S. Martinho nas bibliotecas com a criação de vários artefactos que envolveram cortes, colagens, pinturas e escrita criativa. Consulta a galeria atualizada, relativa às nossas atividades de outono.
À semelhança dos anos letivos transatos, as bibliotecas do 1.º ciclo, do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, celebraram o Halloween com uma série de atividades criativas e extremamente animadas, envolvendo todos os alunos nesta data tão apreciada pelos mais novos.
Ao longo da semana, os estudantes participaram na pintura de abóboras em papel cenário que usaram para decorar as portas das bibliotecas, dando-lhes um aspeto festivo e acolhedor. Realizaram, ainda, decalques de silhuetas de fantasmas que, depois, foram decorados ao gosto de cada um, estimulando a imaginação e o sentido estético.
Foram, também, dinamizadas atividades de pintura com código de cores, labirintos temáticos e o divertido jogo do “Encontra e Conta” que desafiou a atenção e a concentração dos alunos. Para finalizar, construímos um painel coletivo que reuniu os trabalhos realizados, incluindo ainda desenhos livres sobre o Halloween, formando uma exposição vibrante e cheia de criatividade.
Estas atividades tiveram como objetivo promover a expressão artística, a autonomia e o gosto pela participação nas dinâmicas da biblioteca, tornando este Halloween um momento especial para todos.
Agradecemos a colaboração e entusiasmo dos nossos alunos, o resultado ficou, assustadoramente, fantástico!
Consulte aqui a galeria de imagens.
O Mês Internacional da Biblioteca Escolar volta a ser celebrado em São Brás de Alportel com mais uma edição do “EnLeio das Histórias”, uma iniciativa da Rede de Bibliotecas do Concelho dirigida ao público infantil do pré-escolar e do 1.º ciclo, que decorrerá entre os dias 15 e 17 de outubro de 2025.
Ao longo de três dias, a magia dos livros e das histórias voltará a encher de vida os espaços da Biblioteca Municipal Dr. Manuel Francisco do Estanco Louro e do Centro de Artes e Ofícios, com um programa repleto de atividades lúdico-pedagógicas que promovem o gosto pela leitura, a imaginação e a criatividade.
O “EnLeio das Histórias” 2025 contará, mais uma vez, com a presença de autores, mediadores e promotores de leitura, que irão dinamizar horas do conto, encontros com escritores, ateliês de ilustração e criatividade, sessões de transmedia, entre outras surpresas preparadas para os mais pequenos.
Tal como nas edições anteriores, os participantes serão convidados a traçar o seu próprio “Roteiro de Enleios”, explorando diferentes “Nós” de histórias e experiências, num percurso que valoriza a descoberta, a imaginação e o prazer da leitura partilhada. Este ano, o evento apresenta também um “nó da família”, um espaço especialmente pensado para envolver pais, avós e outros familiares.
O “EnLeio das Histórias” é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas do Concelho de São Brás de Alportel, com o apoio do Município de São Brás de Alportel, do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e da Rede de Bibliotecas Escolares, reafirmando o compromisso de valorizar a leitura, estimular a imaginação e cultivar o prazer de descobrir o mundo através dos livros.



Para comemorar a “Semana Mundial do Espaço”, que decorre de 6 a 10 de Outubro, foi colocado em destaque, em todas as bibliotecas escolares e na sala de professores da EB23, o fundo documental relacionado com esta temática.
Leva um livro e viaja pelo Espaço!
Consulta, aqui, a galeria de imagens.